O I Festival Cultural da China começou nesta sexta-feira (3) e tem atrações até o domingo (5) com oficinas artísticas, palestras, exposições e gastronomia. O evento acontece na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, com abertura no Teatro Pedra do Reino, e será o primeiro festival desta temática no Nordeste.
A abertura do evento acontece nesta sexta-feira, às 19h, no Teatro Pedra do Reino, e contará com a presença de autoridades chinesas e paraibanas, além das apresentações culturais de música e dança com artistas dos dois países, mostrando a interatividade e cooperação entre ambos os países.
A pianista chinesa e professora adjunta da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Nan Qi, apresentará 5 peças musicais chinesas, junto ao pianista Durval Cesetti, ao tenor Kaio Morais e ao trombonista, Gilvando Pereira.
Também haverá apresentação da Orquestra Criança Cidadã de Recife, da Ópera do Pandeiro e Ely Porto e a tradicional Dança dos Leões, que é realizada por artistas fantasiados de leões chineses, acompanhados por gongos e tambores, representando uma chuva de boa sorte.
Já nos dias 4 e 5 a Usina Cultural Energisa estará aberta ao público com uma rica programação, que inclui atividades para todas as idades.
Os visitantes poderão participar de palestras, degustação de culinária chinesa, exposição de filmes chineses, contação de histórias temáticas, pintura de rosto para as crianças, oficinas de caligrafia chinesa, artesanato, Tai Chi Chuan e Kung Fu, apresentações e demonstrações sobre a medicina oriental, entre outras atividades.
A Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) está à frente da organização do festival, com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), da Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL-China).
Além disso, o evento também conta com a colaboração da Embaixada da China em Brasília, do Consulado Geral da China em Recife, do Setor de Relações Internacionais (SRI) da UFRN e da Associação Chinesa Paraibana do Brasil.
Fonte: G1/PB