O ministro João Batista Moreira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou, no início da tarde deste sábado (26), a soltura do prefeito afastado de São Mamede, Umberto Jefferson (União Brasil). O gestor foi preso no último dia 15 de agosto durante a segunda fase da Operação Festa no Terreiro.
Na decisão, o ministro mandou oficiar a 1ª Vara Mista de Patos sobre a concessão da liberdade. Após ser preso, Jefferson foi encaminhado para o presídio regional da cidade. Nessa semana, o ministro tinha indeferido o pleito do braço direito de Umberto, João Lopes, também investigado e preso pela Polícia Federal.
Umberto Jefferson de Morais Lima, foi preso pela Polícia Federal, na última terça-feira (15), durante uma operação que investiga um esquema de corrupção no município. Além do prefeito de São Mamede, o secretário de Licitação e outras pessoas ligadas à gestão municipal também foram presas.
A prisão do gestor e dos demais investigados ocorreu no âmbito da “Operação Festa no Terreiro 2” que cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo 5 no município de Patos e 1 no município de São Mamede, além de 4 mandados de prisão preventiva. A ação tem como objetivo combater esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro no Sertão da Paraíba.