O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do Partido Liberal (PL), teve a pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa lançada nesta sexta-feira (12), em um evento realizado em uma casa de shows no bairro de Manaíra. A cerimônia contou com a participação do ex-presidente da república, Jair Bolsonaro.
A indicação do nome de Marcelo Queiroga para a pré-candidatura passou pela articulação do presidente estadual do PL, Wellington Roberto. A escolha foi formalizada pelo presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto. Nunca testado nas urnas, o médico paraibano tem investido exatamente em experiências exitosas do grupo, como a eleição de Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo, como esperança de sucesso nas urnas.
O vice na chapa de Queiroga vai ser o pastor Sérgio Queiroz, que é do partido Novo, que se juntou ao PL em João Pessoa.
As eleições em 2024 acontecem em 6 de outubro, no caso do primeiro turno, e também no dia 26, caso exista necessidade de segundo turno em algumas cidades.
Outros pré-candidatos
Até o momento, outros três nomes já confirmaram a pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa. Veja abaixo.
O diretório do PSOL escolheu Celso Batista como pré-candidato da legenda. Celso é Técnico Judiciário, servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, e foi primeiro suplente ao Senado nas eleições 2022. Ele já foi candidato a deputado estadual, em 2014, e candidato a vereador em 2016, em Campina Grande. E, também, já integrou a coordenação de várias campanhas do PSOL no estado.
O atual prefeito vai tentar a reeleição para o segundo mandato. Cícero recebeu gestos de apoio de outros partidos que estiveram com ele em 2020, como o Republicanos, Avante, PMB, PRTB, PMN, PTB, PDT, PTC (agora Agir), além do Cidadania, que era o partido do atual vice Léo Bezerra, e de João Azevêdo naquele pleito, agora no PSB.
Tendo concorrido em duas outras oportunidades a prefeitura da capital, para a terceira chance em 2024, Ruy Carneiro tem o apoio do seu ex-partido, o PSDB, atualmente conduzido pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima.
Com G1/PB