A pesquisa encomendada pelo Blog do Márcio Rangel ao Instituto Certifica também mediu o índice de rejeição dos atuais pré-candidatos à prefeitura de João Pessoa.
O levantamento, que ouviu 1 mil eleitores em mais de 55 comunidades da capital, revelou o seguinte resultado:
Cícero Lucena (Progressistas) lidera a rejeição com 23% dos entrevistados, seguido do ex-Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL) que obteve 21% de rejeição. O terceiro pré-candidato mais rejeitado pelos pessoenses foi Luciano Cartaxo (PT), que apareceu com 19%. Empatados no 4º lugar apareceram Celso Batista (PSOL) e o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), ambos com 11% de rejeição cada um.
6% dos eleitores informaram que podem votar em qualquer um dos pré-candidatos informados. Os indecisos – que não sabem – também somam 6% e os índice dos que não responderam chegou a 3%.
A PESQUISA
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: PB-01391/2024.
O CERTIFICA entrevistou 1000 eleitores, com idade acima dos 16 anos, entre os dias 10 e 14 de junho de 2024 em mais de 55 bairros e comunidades da cidade de João Pessoa.
A margem de erro da pesquisa é 3,1% para mais ou menos, com índice de confiança de 95%.
As entrevistas ocorreram nos seguintes bairros e comunidades:
Jardim Veneza, Grotão, Bairro das Indústrias, Costa e Silva, Funcionários II, Funcionários I, Colinas do Sul, João Paulo II, Ernani Sátiro, Bairro dos Novais, Oitizeiro, Cruz das Armas, Rangel/Varjão, Cristo, Jaguaribe, Trincheiras, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Centro, Tambiá, Roger, Padre Zé, Treze de Maio, Mandacaru, Alto do Céu, Ipês, Paratibe, Planalto Boa Esperança, Gramame, Valentina Figueiredo, Ernesto Geisel, Cuiá, José Américo, Mangabeira, Costa do Sol, Portal do Sol, Jardim Oceania, Aeroclube, Bessa, Manaíra, Tambaú, Altiplano, Cabo Branco, Brisamar, Pedro Godim, Bairro dos Estados, Expedicionários, Tambauzinho, Brisamar/João Agripino, Miramar, Água Fria, Torre, Castelo Branco I e II, Colibris, Jardim Cidade Universitária, Bancários e Jardim São Paulo.