O Corpo de Bombeiros da Paraíba anunciou nesta sexta-feira (13) que, na próxima segunda-feira (16), enviará militares para atuar no combate às queimadas em diversas regiões do país. Os profissionais farão parte da força-tarefa destinada a controlar os incêndios florestais que vêm se alastrando.
Segundo um levantamento do MapBiomas, o Brasil perdeu, apenas no mês de agosto, uma área equivalente ao território da Paraíba devido aos incêndios. O estado paraibano possui 56,5 mil quilômetros quadrados, e os dados do Monitor do Fogo, criado em 2019, indicam que o país nunca havia enfrentado um cenário tão grave quanto o registrado no último mês.
A comparação entre agosto de 2024 e agosto de 2023 revela um aumento de 149% nas queimadas, com a área queimada subindo de 3,3 milhões de hectares. Aproximadamente 25% dessas áreas estão em pastagens destinadas à pecuária.
O estado de São Paulo foi um dos mais afetados, concentrando 86% das queimadas de 2024 apenas em agosto. Cerca de 90% das áreas queimadas no estado são utilizadas pela agropecuária, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar, fortemente impactado. As cidades mais atingidas foram Ribeirão Preto, Sertãozinho e Pitangueiras.
Até o momento, 15 pessoas foram presas por provocarem incêndios.
Com Portal T5