Os bancários do Banco do Brasil na Paraíba decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, com início marcado para esta segunda-feira (16). A paralisação foi aprovada em assembleia na última segunda-feira (9), após a categoria, em nível nacional, rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba (SINTRAFI/PB), os funcionários vão cruzar os braços a partir de amanhã, com cartazes indicativos de greve já fixados nas entradas das agências do Banco do Brasil. No entanto, o serviço de autoatendimento seguirá funcionando normalmente.
A categoria reivindica aumento do piso salarial conforme os índices do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), reposição das perdas salariais e da inflação, fim das metas abusivas, reajuste na participação dos lucros e resultados (PLR), além de ajustes nos vales alimentação e refeição.
Na quarta-feira (11), uma plenária organizativa foi realizada na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba, onde estratégias para a paralisação por tempo indeterminado foram discutidas, com a distribuição de materiais e pessoal para garantir a adesão e a comunicação sobre a greve.
Enquanto isso, os servidores da Caixa Econômica Federal realizaram assembleias na noite de quinta-feira (12) e aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O documento será assinado também na segunda-feira (16), com o pagamento da antecipação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) prometido para a terça-feira (17).