A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (8) a Operação “Conexão Violeta”, com o objetivo de desmantelar uma rede criminosa envolvida no tráfico de drogas interestadual. A ação visa desarticular um esquema de transporte de entorpecentes, especialmente skank, que era distribuído na região Nordeste do Brasil, com foco principal no Estado da Paraíba.
A operação resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, nas cidades de Natal (RN), Goiânia (GO) e Curitiba (PR). A investigação começou em 7 de agosto de 2024, após a prisão em flagrante de uma mulher no Aeroporto Internacional de Bayeux, na Grande João Pessoa. Ela foi detida ao desembarcar de um voo vindo de Curitiba, portando 26,24 kg de skank, uma droga com alto teor de THC.
A partir dessa apreensão, a Polícia Federal apurou a existência de uma rede criminosa estruturada, que envolvia financiadores, transportadores e compradores, com o uso de transferências eletrônicas para custear passagens e despesas operacionais. A investigação revelou que os membros do grupo atuavam no transporte e distribuição do entorpecente entre diferentes estados, visando abastecer o mercado da Paraíba.
Os investigados são suspeitos de praticar o crime de tráfico de drogas interestadual, cuja pena pode chegar a 25 anos de reclusão, além de multa. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e desmantelar a organização criminosa.