A Associação Campinense de Imprensa (ACI) fechou, na semana passada, uma parceria entre a Fundação Artístico Manoel Bandeira (FACMA) e Teatro Elba Ramalho para que a ACI também possa funcionar neste espaço.
A FACMA/Teatro Elba Ramalho é um prédio utilizado para fins artísticos e culturais localizado no bairro do Catolé, na rua Maria Minervina Figueiredo, 160, bairro do Catolé, proximidades do Parque da Criança e bem ao lado onde antes funcionava a Casa do Poeta popular.
O ato de assinatura da parceria aconteceu na própria FACMA, com a presença da presidente da instituição, Maria Aparecida Barbosa de Figueiredo e dos jornalistas representantes da ACI: João Pinto Neto (presidente) e Josué Cardoso (1º secretário).
A partir desta parceria, conforme os jornalistas, a ACI agora terá um espaço bem estruturado para atender a categoria nos mais diversos aspectos, bem como em projetos futuros, encontros, palestras, cursos, lançamento de livros, entrevistas com autoridades, encontros festivos, etc.
Com 40 anos de existência, a ACI tem sido protagonista na luta, não apenas dos interesses dos jornalistas, mas também como entidade que historicamente tem participado de várias discussões em torno de questões importantes para Campina Grande.
A FACMA foi fundada em 19/06/1970, possuindo um teatro com capacidade para 100 lugares. A administração fica a cargo da ONG Fundação Artístico-Cultural Manuel Bandeira (FACMA), fundada pela professora e escritora Elizabeth Marinheiro.
A atual presidente é a professora, Produtora Cultural e Servidora Pública, Cida Barbosa, com mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), área de concentração: História, Cultura e Sociedade, especialista em História e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Bacharel em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), área de concentração: Sociologia.
Fonte: Ascom/ACI