Mais de 50 mil benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram suspensos ou cancelados na Paraíba, desde janeiro. De acordo com a assessoria de comunicação do INSS na Paraíba, a maior parte dos cancelamentos no estado são por limite médico (quando cessa o prazo do auxílio-doença) e pelo Sistema de Óbitos.

O INSS informou que já suspendeu ou cancelou definitivamente o pagamento de 254 mil benefícios com indícios de fraude ou outras irregularidades, em todo o país, como resultado do pente-fino iniciado em julho. A economia com os cancelamentos chega a R$ 4,37 bilhões anuais, segundo informações do Estadão confirmadas pelo instituto.

Entre as irregularidades mais comuns encontradas pelo INSS estão benefícios que continuavam sendo concedidos a pessoas que já morreram, além de pagamento de benefícios de baixa renda a pessoas com rendimentos acima da faixa permitida.

De acordo com o INSS, 59% dos benefícios cancelados ou suspensos eram recebidos de forma irregular por pessoas próximas do beneficiário falecido. Também chamou a atenção o fato de servidores estaduais e municipais participarem das fraudes. Foram identificados 4,7 mil funcionários públicos que recebiam pagamentos indevidamente.

A expectativa é que sejam analisados três milhões de benefícios com indícios de irregularidades. O pente-fino tem prazo até 31 de dezembro de 2020, podendo ser prorrogado até 31 de dezembro de 2022.

Com informações do Click PB

Compartilhe este artigo
loader-image
Paraíba, BR
13:06, 25/04/2025
temperature icon 31°C
algumas nuvens
Humidity 37 %
Pressure 1009 mb
Wind 19 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 17 Km/h
Clouds Clouds: 23%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:27
Sunset Sunset: 17:20
Anúncio
Anúncio
Anúncio