Para não perder o benefício de aposentadoria, uma idosa de 103 precisou ir a uma agência bancária no bairro São José, na Zona Sul, de Campina Grande para comprovar que está viva. O procedimento é obrigatório desde 2012 para os segurados que recebem o benefício por meio de contas ou cartão magnéticos para manter o benefício ativo.
Por determinação do INSS, beneficiários com mais de 80 anos que não podem comparecer às agências por doença ou problemas de locomoção podem agendar a visita de um servidor do Instituto até a sua residência através do telefone 135 ou pelo site Meu INSS, para isso é necessário apresentar um atestado médico ou declaração emitida por um hospital.
Mesmo com a determinação, familiares da idosa informaram que houve recusa por parte da instituição.
Quem não pude ir até a agência bancária também podem fazer a comprovação de vida por meio de um representante legal ou procurador legalmente cadastrado no INSS ou no banco responsável pelo pagamento do benefício (veja aqui como cadastrar um procurador junto ao INSS).
Ainda ssim, segundo a neta da idosa, o procedimento para emitir a procuração é burocrático e exige uma série de exames médicos.
Redação