A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) chegou em sua terceira semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. A terceira semana, que acontece de 18 a 24 de maio, traz 17 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações, com o domingo da criança.
A programação do Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h. São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos. Após as transmissões, todo o material fica disponível para quem perder a estreia ou quiser assistir maratonando. A sessão de estreia aconteceu no dia 6 de maio e desde então já são mais de 12 mil visualizações no canal.
Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Instagram. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado.
O projeto também conta inclusão social com interpretação em libras em boa parte dos vídeos, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.
Terceira semana – A programação começa com a videoaula ‘Realizando Videoclipes, vídeo-performances e vídeo-arte’ ministrada por Ana Moraes. Em seguida, entra no ar ‘Repente ao som da viola’, com Levi Bezerra. Na sequência, será exibido o curta ‘Todos os ritmos por dentro’, Bruna Guido e Kaline Menezes. Para fechar o dia, ‘Beco sem saída’, com Jack Keysy.
Na quarta-feira, o primeiro vídeo traz uma videoaula de maquiagem artística, com Naiara Cavalcanti. Ainda na linha de formação a programação do dia apresenta uma aula de desenho com Horieby Ribeiro. A diversão fica por conta da esquete ‘Boxe’, com Rodrigo Soares (Palhaço Ditinho, do Circo das Estrelas). Na sequência, será exibido ‘Poesia Marginal: o grito de luta e sobrevivência!’, com o poeta Comum. A noite fecha com o musical ‘In-cômodo’, de Lucas Dan.
A sexta-feira começa com ‘Dança do ventre em casa’, aula ministrada por Kilma Farias. Em seguida, será apresentado ‘Eu, Laércio’, com Leandro Nobre Fialho. A noite finaliza com duas apresentações de música: ‘Sons para reza’, com Felipe Ceará e ‘Palco-templo-casa’, com Elon.
O domingo da criança será aberto com a videoaula ‘Confecção de adereço para palhaço’, com Pedro Marques. Na sequência, serão exibidas duas contações de história: ‘O reino encantado das histórias de Trancoso’, com Daiana Targino e ‘O menino que virou mestre de capoeira’, com Djavan Cayman. A noite fecha com o vídeo ‘Teatro de qualquer coisa’, com Enrique Castillo.
Sinopses – Meu Espaço: Compartilhando Cultura – Semana 3
20/05 – QUARTA
17h – Videoaula: Maquiagem Artística
Naiara Cavalcanti – Teatro – João Pessoa
Sinopse: Depois de mais de sete anos desde que fez sua primeira maquiagem artística, Naiara Cavalcante resolveu fazer uma versão atual dela. Enquanto se maquia, a artista vai explicando o passo a passo, dando dicas de produtos, bem como sua utilização e higienização.
Ficha técnica – Roteiro, execução, filmagens e edições: Naiara Cavalcanti dos Santos
Redes sociais:
Instagram: @maquiagensnaiaracavalcanti
17h30 – Desenhando com Horieby
Horieby Ribeiro – Artes Visuais – João Pessoa
Sinopse: Oficina de desenho com o artista multimídia Horieby Ribeiro, com apresentação de uma técnica básica de desenho, tomando como base figuras geométricas, e que para a execução destes desenhos (com papel sulfite, Lápis grafite, giz de cera, lápis hidrocor etc).
Ficha Técnica – Produção artística e edição de vídeo: Horieby Ribeiro / Iluminação: Adriano Henrique / Maquiagem: Girleide Maria / Câmera: Andreza Virgínia
Redes sociais:
Facebook: Horieby Ribeiro
Instagram: @horieby
18h – Boxe
Rodrigo Soares – Circo – Santa Rita
Sinopse: Os palhaços Ditinho e Granpinho taison se enfrentam no ringue improvisado. A luta é um verdadeiro vale-tudo de risos e trapalhadas e tem como juíza Glória Estefane.
Ficha técnica – Encenação: Rodrigo Soares (Palhaço Ditinho), Matheus de Barros (Granpinho Taison), Glória Estefane (juíza da luta) / Câmera: Isabel Cristina
Redes sociais:
Facebook: Circo das Estrelas
Instagram: @circodasestrelasjoaopessoa
18h15 – Poesia Marginal: O grito de luta e sobrevivência!
Comum – Poesia Falada – Campina Grande
Sinopse: Nesse vídeo o artista mostra um pouco do contexto histórico da poesia marginal, onde ela surgiu e os principais poetas marginais da época. Depois, um leve e breve debate sobre a questão da importância da poesia falada (slam) no momento atual em que vivemos. Por fim, mostra um pouco das suas poesias, com uma análise dos versos que mais gosta e o que eles significam.
Ficha técnica – Roteiro, execução, filmagem e edição: Comum
Redes sociais:
Facebook: Gabriel Lopes
Instagram: @comumnista
Twitter: @comumnistazs
18h45 – In-Cômodo
Lucas Dan – Música – João Pessoa
Sinopse: Experimentos desenvolvidos na residência do artista no período de quarentena pela pandemia do COVID-19. Músico compôs um tema musical para cada cômodo da residência usando sanfona, piano, sintetizadores, bateria eletrônica, sampler, pífanos, zabumba, pandeiro, fole de 8 baixos, vozes e violão. Estéticas sonoras permeiam a música nordestina, forró e seus subgêneros, jazz, afrobeat, choro, cumbia e música experimental de livre improvisação.
Ficha técnica – Captação de imagens: Thiago Melo / Edição de vídeo: Thiago Melo e Lucas Dan / Captação de áudio, cenografia: Lucas Dan
Redes sociais:
Facebook: Lucas Dan
Instagram: @lucasdanmelo
22/05 – SEXTA
17h – Dança do Ventre em Casa
Kilma Farias – Dança – João Pessoa
Sinopse: Videoaula com movimentos básicos da Dança do Ventre para que as pessoas possam aprender e praticar em casa.
Ficha Técnica – Bailarina, ministrante: Kilma Farias / Criação, Imagens, Edição, Finalização: Kilma Farias
Redes sociais:
Facebook: Kilma Farias
Instagram: @kilmafarias e @nucleo.kilmafarias
YouTube: Kilma Farias
17h45 – Eu, Laércio
Leandro Nobre Fialho – Teatro – João Pessoa
Sinopse: Experimento teatral em que se utiliza linguagem artística contemporânea e performática, misturando atuação realista e referência à commedia dell’arte, com a utilização de máscaras expressivas. A dramaturgia possui apenas um personagem, em que exercita o eu poético com o texto ficcional autoral. Laércio e é um jovem fascinado por Augusto dos Anjos, que se viu atormentado perante a quarentena imposta contra o novo coronavírus.
Ficha técnica: Escrito, produzido e encenado por: Leandro Nobre Fialho / Trilha sonora: Ticiano Rocha (Simulacro; Na Hora; Lágrimas de Oort) / Poesias: Augusto dos Anjos (Psicologia de um vencido; Amor e Crença; Poema Negro; Ao Luar; A Esperança)
Redes sociais:
Facebook: Leandro Nobre Fialho
Instagram: @leandronobrefialho
Twitter: @lenobrefialho
18h15 – Sons para Reza
Felipe Ceará – Música – João Pessoa
Sinopse: Performance musical percussiva executada com a trilha sonora “Sons pra Reza”, composta por Felipe Ceará para o espetáculo de dança “Reza”, possibilitando que o público tenha acesso a uma grande diversidade de timbres percussivos e ritmos com boa qualidade sem sair de casa.
Ficha técnica – Compositor, intérprete da música, captação e edição de áudio: Felipe Ceará / Captação e edição de vídeo: Adrielly Oliveira
Redes sociais:
Instagram: @ce.a.ra
YouTube: Felipe Ceará
18h45 – Palco-Templo-Casa
Elon – Música – Pombal
Sinopse: Elon se entrega a um show poético-musical intimista, formato voz e violão, no Teatro Murarte, construído pelo pai no quintal de casa (Pombal, PB). No cenário, paredes de tijolos, cortinas do teatro e céu estrelado do sertão. No repertório, canções que falam sobre amor e existência humana, tecendo uma relação com elementos da natureza e do ambiente onde vive.
Ficha técnica – Produção, direção: Elon Barbosa / Co-produção, filmagem, fanorização: Luizinho Barbosa, Murarte / Co-produção, filmagem: Roza Rejane
Redes sociais:
Instagram: @elon.bra
Youtube: Elon
24/05 – DOMINGO
17h – Videoaula: Confecção de Adereço para Palhaço
Pedro Marques – Circo – João Pessoa
Sinopse: De forma lúdica e criativa, o artista tenta conscientizar o público quanto às possibilidades de reutilização de materiais que iriam para o lixo. Nesse momento de isolamento social, Pedro Marques cria um adereço simplesmente reutilizando uma garrafa pet que se transforma em um sapato de palhaço.
Ficha técnica – Criação, imagens, edição, finalização: Pedro Marques
Redes sociais:
Faccebook: Pedro Marques
Instaram: @pedromarquesdasartes
17h30 – O Reino Encantado das Histórias de Trancoso
Daiana Targino – Contação de História – Brejo do Cruz
Sinopse: Contação de história a partir das tradições orais coletadas junto a moradores da cidade de Brejo do Cruz (PB) e região. Em pouco mais de 23 minutos de duração, a contadora Daiana Targino reúne “Histórias de Trancoso”.
Ficha técnica – Criação, Imagens, Edição, Finalização: Daiana Targino
Redes sociais:
Facebook: Daiana Targino
Instagram: @daianatargino
18h – O Menino que Virou Mestre de Capoeira
Djavan Cayman – Contação de História – João Pessoa
Sinopse: Destinada ao público infantil, essa Contação de História é inspirada na vida real de Mestre Pastinha, reconhecido capoeirista que viveu o início dos anos de 1900 na cidade de Salvador/Bahia. A narrativa trata de como um menino das ladeiras do Pelourinho superou desafios até que se tornou mestre na arte da Capoeira Angola.
Ficha técnica – Concepção, Direção, Interpretação, produção, cenário: Djavan Cayman / Produção artesanal dos bonecos de pano, operação de câmera, iluminação: Mariana Sanfer / Cantoria e Instrumentos: Djavan Cayman e Mariana Sanfer / Texto baseado na transcrição da fala de Mestre Pastinha e no livro “O Menino que Virou Mestre de Capoeira”, de José de Jesus Barreto e Cau Gomez
Redes sociais:
Facebook: Djavan Antério
Instagram: @djavancayman
18h30 – Teatro de Qualquer Coisa
Enrique Castillo – Teatro – João Pessoa
Sinopse: Azul é uma personagem que está entediada em meio à situação decorrente do covid-19 e acaba por descobrir algumas visitas em seu quarto. Azul então decide fazer Teatro de Qualquer Coisa. Com criatividade e materiais disponíveis em casa, ele cria bonecos de diversos tipos, que dão forma e cor às histórias mais incríveis do mundo.
Ficha técnica – Elenco: Enrique Castillo (Azul) /Roteiro, Produção, Câmara: Enrique Castillo /
Adaptação do conto “O sapo e o Boi” – (autor desconhecido) /Adaptação da lenda do “Teatro de sombras chinês” (autor desconhecido)
Redes sociais:
Instagram: @oficialcastillo
Programação Virtual
Meu Espaço: Compartilhando Cultura
Semana 3
18/05 – SEGUNDA
17h – Videoaula: Realizando videoclipes, video-performances e vídeo-arte, com Ana Moraes (Cinema)
18h15 – Repente ao som da viola, com Levi Bezerra (Culturas Populares)
18h45 – Curta Todos os ritmos por dentro, de Bruna Guido e Kaline Menezes (Cinema)
19h – Beco Sem Saída, com Jack Keysy (Dança)
20/05 – QUARTA
17h – Videoaula: Maquiagem Artística, com Naiara Cavalcanti (Teatro)
17h30 – Desenhando com Horieby, com Horieby Ribeiro (Artes Visuais)
18h – Boxe, com Rodrigo Soares (Circo)
18h15 – Poesia Marginal: O grito de luta e sobrevivência! com Comum (Poesia Falada)
18h45 – In-Cômodo, com Lucas Dan (Música)
22/05 – SEXTA
17h – Dança do Ventre em Casa, com Kilma Farias (Dança)
17h45 – Eu, Laércio, com Leandro Nobre Fialho (Teatro)
18h15 – Sons para Reza, com Felipe Ceará (Música)
18h45 – Palco-Templo-Casa, com Elon (Música)
24/05 – DOMINGO
17h – Videoaula: Confecção de Adereço para Palhaço, com Pedro Marques (Circo)
17h30 – O Reino Encantado das Histórias de Trancoso, Daiana Targino (Contação de História)
18h – O Menino que Virou Mestre de Capoeira, com Djavan Cayman (Contação de História)
18h30 – Teatro de Qualquer Coisa, Enrique Castillo (Teatro)
Com ASCOM