Como forma de chamar atenção para a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, realiza ação no dia 30 deste mês.

Segundo o Chefe de Cirurgia Geral do HUAC, o médico Uirá Coury, o objetivo será de adiantar 80 consultas dos pacientes com patologias possivelmente cirúrgicas em cabeça e pescoço, homens e mulheres de meia idade, tabagistas e etilistas. O mutirão vai ocorrer durante todo o dia, com médicos do setor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e com o apoio das demais equipes ligadas à ala cirúrgica, de residentes e de estudantes de medicina.

Em 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, porém, a campanha Julho Verde, com o slogan “O câncer tá na cara, mas ás vezes você não vê”, tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção dessas doenças, durante todo o mês.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano calcula-se cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. Na Paraíba, o número é de 1.690 novos casos.

Esse tipo de câncer surge através de diversos fatores, como: uso excessivo de álcool ou cigarro, falta de higiene bucal, exposição ao sol (no caso do câncer de pele), por contato com HPV. Por isso, é de suma importância campanhas com o objetivo de alertar sobre a prevenção, já que esta pode se dar por meio de iniciativas simples: evitar o tabagismo, manter uma alimentação equilibrada, consultar-se regularmente com um dentista, usar preservativo, vacinar-se contra o HPV, evitar o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

Segundo o INCA, o câncer de cabeça e pescoço são mais usuais em homens, na faixa etária dos 60 anos. O câncer de tireoide é o quinto tumor mais frequente em mulheres (sem considerar o câncer de pele não-melanoma), já nos homens, o mais comum é o câncer da cavidade oral.

De acordo com a Associação de Câncer de Boca e Garganta do Brasil (ACBG), o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para a cura nesses casos de câncer.

Comunicação

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
loader-image
Paraíba, BR
10:49, 21/05/2024
temperature icon 28°C
nublado
Humidity 57 %
Pressure 1015 mb
Wind 18 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 22 Km/h
Clouds Clouds: 69%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:29
Sunset Sunset: 17:15
- Anúncio -