A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, elogiou, na noite dessa quarta-feira (31), a política de Segurança da Paraíba que, segundo dados do governo, obteve uma queda no número de mortes violentas nos últimos oitos anos.

“Quando a Paraíba anuncia quase oito anos de decréscimo nos índices de mortes violentas no Estado dá uma lição para o país de como construir uma política que conduza a resultados sustentáveis, persistentes no rumo à paz social”, disse Dodge, durante a sua fala no 13º Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que ocorre até esta sexta-feira (02), em João Pessoa.

Para Raquel, é preciso repudiar a violência e trilhar caminhos baseados em evidências e não em intuições na construção de políticas para a Segurança Pública que, segundo ela, não é um tema fácil de ser tratado apesar dos quase 65 mil assassinados ocorridos no país a cada ano.

“As instituições que temos, poucas vezes, não nos conduzem a caminhos seguros. É preciso trabalhar com dados, com valores, diretrizes, metas e indicadores”, defendeu.

Ela considera que a Segurança tem sido um tema prioritário para os brasileiros, um desafio difícil para as instituições de Justiça e um dever do Estado. Portanto, segundo ela, é preciso evitar que a população, diante da fragilização que se encontra, busque fazer sua própria defesa ou a justiça com as próprias mãos.

“A lei de talião, no entanto, continua a ser usada por muitos em nome da autodefesa. Essa é uma lei que é incompatível com o estado democrático de direito e a ideia é que o Estado, ao assumir o dever da Segurança Pública, assume o dever de promover justiça no lugar de vingança individual e pessoal”, afirmou.

MaisPB

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
loader-image
Paraíba, BR
09:47, 21/05/2024
temperature icon 28°C
nublado
Humidity 59 %
Pressure 1016 mb
Wind 19 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 23 Km/h
Clouds Clouds: 69%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:29
Sunset Sunset: 17:15
- Anúncio -