Após a publicação da matéria oficial, no último dia 22, feita pelo Ministério da Saúde, que visa intensificar a vacinação contra o sarampo, especialmente para crianças de 6 meses a menores de 1 ano, a Secretaria de Saúde de Lagoa Seca informou que a medida preventiva também já está sendo aplicada no município.
Além das crianças de 6 meses a menores de 1 ano – mais suscetíveis a casos graves e óbitos -, outros grupos estão no público – alvo da vacinação. São eles:
- 6 a 11 meses: 1 dose de vacina de sarampo;
- 1 ano: 1ª dose da vacina tríplice viral;
- 1 ano e 3 meses: 2ª dose da vacina tríplice viral;
- Adolescentes e adultos até 29 anos: 2 doses, caso não tenha se vacinado quando criança;
- Adultos entre 30 e 49 anos: 1 dose, caso não tenha tomado nenhuma anteriormente;
- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses da vacina tríplice viral independente da idade.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), no dia da puericultura (consultar o dia de cada posto de saúde) e no Centro de Saúde Manoel Jácome, toda quarta-feira, das 7h às 17h.
Um caso da doença está sendo investigado no Estado, aguardando confirmação laboratorial, segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba.
Com base no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Brasil registou, nos últimos 90 dias, entre 12 de maio a 03 de agosto de 2019, 1.226 casos confirmados de sarampo.
*Com informações de lagoaseca.pb.gov.br