Alvo de duras declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, foi homenageado com a maior comenda da Câmara do Recife nesta quinta-feira (29). A medalha José Mariano é concedida a pessoas que tenham prestado serviços ao legislativo da capital pernambucana ou que mereçam admiração da população.
A insígnia foi requerida pelo vereador Jayme Asfora, que também é advogado. Para ele, Felipe Santa Cruz é merecedor da medalha por defender as causas democráticas. A homenagem, segundo Jayme, representa todos que resistem à tentativa de criminalização de movimentos sociais e políticos.
“Esta é uma homenagem a todos os brasileiros humildes e pobres que perderam suas bolsas de incentivo científico”, acrescentou Jayme.
Em discurso, Felipe Santa Cruz disse que tem viajado pelo país e falado sobre a importância da democracia para os jovens. “Para alertá-los que é o futuro deles que está em jogo”, afirmou.
De acordo com o presidente da OAB, a saída para a crise brasileira “não é o discurso cego do ódio, pois ele cala os espaços dos debates da sociedade. É debate na casa do povo, na valorização do cidadão, na política olho no olho, na verdade. Nós, brasileiros, só precisamos retomar o fôlego e lutar”, disse.