A discussão sobre a manutenção ou não do atual modelo de ingresso na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) existe há muito tempo, mas no próximo mês a instituição deve decidir sobre o tema no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Hoje todas as vagas oferecidas são preenchidas pelo Sisu e a proposta é de que a universidade possa adotar também, para parte das vagas, a nota do Enem ou mesmo volte a realizar um vestibular próprio.
Na próxima semana o reitor da instituição, professor Rangel Júnior, vai participar do fórum de reitores em São Luís, Capital do Maranhão. O tema será debatido durante o evento, já que várias universidades do país também estudam modelos alternativos ao Sisu para o ingresso de alunos.
“Na UEPB vamos pautar agora, daqui para novembro. Durante o mês de novembro será a culminância da discussão. O debate já existe, mas de forma ainda fragmentada nos departamentos e cursos. Até o fim de novembro a gente terá um posicionamento formal da universidade”, explicou Rangel. Caso adote um novo modelo de ingresso, o sistema deverá ser implantado gradualmente. Para o próximo semestre a expectativa é de que a universidade oferte cerca de 2,8 mil vagas.
(Com informações de João Paulo Medeiros – Blog Pleno Poder: Jornal da Paraíba).