Um estudo feito pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) traçou um panorama sobre os casos de covid-19 em Campina Grande. Com base na incidência da doença, nas taxas de recuperação e nos índices de isolamento social da população os pesquisadores estimam que há, na cidade, uma subnotificação de casos de aproximadamente 69%. O ‘pico’ de casos no município, conforme o levantamento, está previsto para o período entre a 4ª semana de junho e o início de julho.
“Observa-se que pode existir uma subnotificação de 69% dos casos de covid-19 19 no município de Campina Grande, com isso, o número real de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) pode chegar a um total de 5.835 pessoas”, destaca o documento, que considerou os dados do dia 3 de junho, quando a cidade tinha 1.809 casos confirmados da covid-19.
Hoje Campina Grande tem 2.006 casos confirmados da doença e 36 mortes, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O índice de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 52%. A análise feita pelos pesquisadores também inclui dados sobre a mortalidade e o quantitativo de leitos disponíveis na cidade para o combate à pandemia.
Confira os dados da análise na íntegra
Com Jornal da Paraíba