Um inquérito epidemiológico do coronavírus será iniciado a partir deste sábado (24) pela Prefeitura de João Pessoa. Um total de 40 equipes de profissionais de saúde visitam 62 bairros na capital paraibana para uma busca ativa de sintomáticos da Covid-19.
De acordo com a prefeitura, será feito uma coleta de dados por amostragem, através de visitas dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em cerca de duas mil casas pessoenses.
As visitas acontecem das 8h à 17h, nos dias 24 de outubro, 7 e 21 de novembro, e 5 de dezembro. Após cada monitoramento, a SMS irá elaborar e divulgar um boletim com a avaliação dos dados consolidados.
“A busca ativa de casos sintomáticos tem como objetivo medir a circulação viral do momento atual. Com esse levantamento e a realização dos testes rápidos (IgM/IgG) e SWAB, poderemos avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral”, destacou o sanitarista e gerente de Vigilância Epidemiológica, Daniel de Araújo Batista.
Os profissionais estarão utilizando crachás de identificação e portando um documento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explicando sobre o inquérito epidemiológico, segundo a prefeitura. Em casos de dúvidas ou para mais informações, a população pode ligar para o número (83) 3214-7938.
Com G1/PB