O município de Lagoa Seca dará mais um grande passo no quesito do avanço na saúde pública. É que pela primeira vez na história da cidade um governo municipal vai realizar cirurgias mamárias e punções em mulheres que já aguardavam esses tipos de atendimento. A ação comandada pela Secretaria de Saúde está dentro da programação voltada à conscientização da campanha do Outubro Rosa.
As cirurgias mamárias e as punções serão feitas no Hospital Geral Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho, a partir das 14h nesta sexta-feira. Ao todo, sete mulheres vão entrar no centro cirúrgico.
Exames pré-operatórios, ecocardiograma e testes de Covid-19 também foram feitos nas pacientes, para que elas tivessem um acompanhamento qualificado e seguro.
A equipe clínica será formada por uma médica mastologista acompanhada de uma anestesista e duas enfermeiras, além da equipe do próprio hospital, que ficará de plantão dando suporte. Todos os custos e investimentos serão arcados pela própria prefeitura.
Se antes esse tipo de demanda precisava ser deslocada a outras instituições especializadas, como o Hospital da FAP, por exemplo, agora, em Lagoa Seca, os serviços estão à disposição da comunidade. Vale lembrar que, em maio deste ano, após mais de oito anos fechado, o centro cirúrgico do hospital ficou pronto para ofertar novamente cirurgias de pequeno e médio porte.
A Secretaria de Saúde espera, ainda no final deste mês, uma nova listagem vinda dos postos médicos contendo a relação das usuárias que necessitarem de mamografias e, consequentemente, de outros procedimentos clínicos-hospitalares.
Assessoria da Prefeitura de Lagoa Seca