Alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) protestaram, na manhã desta sexta-feira (11), por causa do adiamento das aulas que estavam previstas para o início de fevereiro, em Catolé do Rocha/PB, no Campus IV. Os estudantes relatam que estão sendo prejudicados pelas aulas remotas e dizem que existe a possibilidade de retorno presencial seguindo as medidas de biossegurança contra Covid-19.
Os alunos argumentam que as escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, assim como os colégios particulares e faculdade privadas já retornaram às aulas presenciais, na Paraíba. Então, os alunos acreditam que existe a possibilidade da volta das aulas para as universidades públicas também.
De acordo com Michael Moreira, um dos representantes do movimento estudantil da UEPB, não existe um dialogo da universidade com os alunos. Ele disse que não tinha nenhum aluno, ou representante estudantil participando do conselho que decidiu o adiamento da volta às aulas para o dia 25 de abril.
“Tivemos que fazer nosso protesto com universidade fechada. O protesto é para a comunidade, porque na nossa instituição não tem ninguém que nos escute”, lamentou.
Alguns alunos reclamam que a decisão de adiar as aulas aconteceu muito perto do semestre começar, como explica a estudante Débora Farias.
“Eu morava em outra cidade e vim para Campina Grande após a decisão de retorno de aulas presenciais. Por causa disso, fiz contrato de aluguel e me mudei para Campina, mas a universidade só decidiu adiar as aulas em cima da hora. Agora preciso ficar aqui, sem aulas presenciais”, relatou a estudante.
Com G1 Paraíba