No Brasil, foram selecionadas 65 propostas, que cobriram as 5 regiões do país.
Na lista publicada, apenas a proposta da SECET-Matinhas representa o Estado da Paraíba no prêmio nacional.
O projeto” O recenseamento educacional como ferramenta de combate à evasão escolar: quantos somos, onde estamos e por que não estamos estudando?” idealizado pelo professor Jociano Coêlho com incentivo da prefeitura
e cooperação da equipe da SECET foi iniciado em 2020 e tem o objetivo de identificar, atender e solucionar casos de evasão escolar, buscando averiguar as causas do abandono.
O projeto evidenciou que fatores sociais, econômicos, de raça e gênero estão vinculados ao agravamento das desigualdades e indica como os recortes são importantes no diagnóstico e nas ações de enfrentamento do aumento da evasão escolar.
De acordo com o professor Jociano Coêlho, a participação representa a difusão de uma iniciativa que teve impacto global no mapeamento de indicadores e criação de iniciativas de combate à evasão. Durante a execução do projeto foram realizadas mais de 200 matrículas de pessoas que estavam foram da escola. ” Parabenizo toda equipe SECET, gestores escolares e professores da rede que abraçaram a proposta e fizeram acontecer”.
A proposta do prêmio foi elaborada para mapear as boas práticas realizadas em diferentes territórios do país para enfrentar a evasão escolar, acentuada pela pandemia por COVID-19, durante os anos de 2020 e 2021. O objetivo é reconhecer e difundir as experiências bem-sucedidas realizadas por secretarias de educação, unidades educacionais e organizações estudantis se mobilizaram para enfrentar o desafio de retomar as atividades escolares presenciais.
Os projetos selecionados serão incluídas no Banco de Boas Práticas de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar e em outros materiais elaborados para fortalecer o enfrentamento à evasão escolar e inspirar outras ações que visem a reversão das desigualdades na educação.

de Assessoria/Prefeitura de Matinhas