
Últimos dias d’O Maior São João do Mundo 2022 e um dos destaques da festa foi conciliar recorde de público com garantia de segurança. Uma combinação possível graças também ao investimento em tecnologia de monitoramento. Somente nesta última noite de festa foram 10 pessoas presas através do sistema de monitoramento e reconhecimento fácil d’O Maior São João do Mundo. Diversas pessoas que foram detidas tinham mandados de prisão expedidos pela vara de execução penal e alguns deles também tinham envolvimento com o tráfico.
Para garantir o monitoramento de toda a extensão do Quartel General do Forró, a Medow Entretenimento & Cultura e a Prefeitura de Campina Grande haviam renovado a parceria com a empresa Brisanet que garantiu a integração das câmeras com o Centro de Comando da Segurança Pública da Paraíba e com a Guarda Civil Municipal de Campina Grande, responsáveis pela gestão da segurança no Parque do Povo. Além do monitoramento interno, o entorno do Parque do Povo também foi incluso no esquema de monitoramento.
Algumas das câmeras possuem infravermelho de 30 metros, o que gera uma capacidade de captar imagens de alta resolução em locais de baixa luminosidade. Além disso, os policiais contam com câmeras corporais para o auxílio no patrulhamento dentro do evento, fazendo reconhecimento facial em tempo real. Todas as informações geradas serão armazenadas por uma plataforma que integra os sistemas de informação de segurança, o que favorece ações preventivas.
Um dos principais benefícios proporcionados pelo sistema é a agilidade na ação de contenção da ameaça de perigo, pois uma vez identificada a circulação de uma pessoa cuja imagem guarde semelhança com alguém procurado pela polícia, o software gera um alerta que é recebido e monitorado pelas forças de segurança pública, o que facilita na prevenção e resolução de possíveis crimes.
“A experiência nos mostrou que realizar com êxito uma festa com as dimensões d’O Maior São João do Mundo passa inevitavelmente pela atenção redobrada para os cuidados com a segurança. Por isso não medimos esforços para contribuir com o investimento em inteligência tecnológica em favor da segurança dos frequanadores da festa”, afirmou o diretor da Medow, Jomário Souto.
O comando da PM deve apresentar logo após o término da festa um balanço completo sobre com os dados do sistema de segurança.
Fonte: Ascom/ Medow Entretenimento