O Rock in Rio começa na próxima semana e os ingressos estão esgotados há dias. Mas algumas pessoas desistem de assistir aos shows e acabam revendendo os bilhetes. Os organizadores do festival alertam que é preciso tomar cuidado para não cair em golpes e comprar ingresso falso na internet.
A estudante de publicidade Lohanna Calisto da Conceição queria ver o show de Justin Bieber, no dia 4 de setembro. Mas acabou sendo vítima de um golpista.
“Eu fiz a chamada de vídeo com ele, ele me mostrou o documento falso e o rosto dele. Aí eu pensei: eu não vou acreditar que a pessoa vai mostrar o rosto e não ser ela? Fui e acreditei nele. Mandou um link eu peguei e paguei. Ele foi lá e sumiu”, disse Lohanna.
Em grupos de venda de ingressos, não é raro ver alertas.
“Esse perfil está dando golpe nas pessoas dizendo que está vendendo ingressos e logo em seguida bloqueando”, afirma uma mensagem.
Em outra publicação, uma vítima expõe o perfil do golpista. “Esse cara acabou de me dar um golpe de R$ 312. Era o único dinheiro que eu tinha”, contou.
Mesmo com os exemplos, a situação se repete. A estudante Emanuelle Nunes tentou comprar ingresso para o show do Coldplay. 0 grupo vai estar no Palco Mundo no dia 10 de setembro.
“Eu tentei comprar de todas as formas pelo site oficial e esgotava. A única saída que eu tive foi tentar comprar de terceiros, e aí esse rapaz comentou que tinha ingresso meia”, disse a jovem, que foi vítima de golpe.
A jovem transferiu R$ 165 para o golpista, que debochou em uma conversa por aplicativo.
“Você acha mesmo que essa identidade é minha? Nada meu é original. Perda de tempo você estar divulgando”, afirmou o golpista.
Este ano, o Rock in Rio não terá ingressos físicos. O bilhete será digital e deve ser apresentado na entrada. O leitor da catraca vai reconhecer e liberar o acesso.
Quem não comprou o ingresso tem até a véspera para ter o ticket no celular.
“A transferência do ingresso não é permitida no dia do evento. A transferência se encerra 24 horas antes, então no dia nem pensar. Não compre ingresso na porta do festival”, afirmou Juliana.
O processo é pessoal e intransferível.
“Somente o comprador pode transferir o ingresso. Esse processo é seguro, é feito exclusivamente na plataforma do ingresso.com. E ele tem uma confirmação em duas etapas. Ou seja, para convidar alguém é só mandar o e-mail e seguir direitinho os processos da plataforma de transferência”, disse Juliana Ribeiro, diretora de ticketing do festival.