Mais de quatro estabelecimentos comerciais foram destelhados, em João Pessoa, no início da tarde desta terça-feira (30), pelos ventos fortes que atingem a capital paraibana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de ventos costeiros para 16 cidades da Paraíba. Ninguém ficou ferido.
Os ventos fortes atingiram restaurantes e oficinas que ficam no Distrito Mecânico, próximo à saída de João Pessoa, sentido Pernambuco. Em uma oficina, o proprietário relatou que quatro carros foram atingidos pelo telhado, ocasionando um prejuízo de R$ 35 mil.
Um restaurante, que fica ao lado da oficina, também teve o teto derrubado. Mesas e louças que estavam expostas ficaram quebradas. O prejuízo, conforme a proprietária, é de R$ 7 mil. No momento do acidente, clientes e funcionários estavam no local, mas não foram atingidos.
Outras lojas também tiveram os telhados derrubados pelo impacto dos ventos, mas os danos foram provocados apenas na estrutura externa.
Durante a manhã desta terça-feira, o Inmet emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de vendaval para 93 cidades da Paraíba, e outro alerta de ventos costeiros para outros 10 municípios.
Já durante a tarde, foi divulgado um novo comunicado de perigo potencial de ventos costeiros para João Pessoa e mais 15 municípios do estado.
O Inmet orienta que em caso de ocorrência de qualquer problema, a Marinha do Brasil seja procurada, bem como a Defesa CIvil, pelo número 199.
Também é recomendado que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Cidades em alerta amarelo de ventos costeiros na Paraíba:
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- João Pessoa
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita