Moradores da comunidade de Lerolândia, em Santa Rita/PB, protestaram contra cobranças na conta de água durante a manhã desta terça-feira (30). De acordo com a Polícia Militar, cerca de 50 pessoas ocuparam um trecho da BR-101 que dá acesso à Lucena/PB.
Ainda segundo a PM, alguns manifestantes atearam fogo em pneus e interditaram parte da via da BR, ressaltando que somente quando a imprensa estivesse no local o protesto se encerraria.
O protesto acontece por causa de cobrança de pagamentos nas contas de água. Anteriormente, os moradores da comunidade não pagavam para ter acesso a água, já que poços artesanais eram mantidos pela prefeitura de forma gratuita.
Após a concessão do sistema de abastecimento para a empresa Águas do Nordeste (ANE), a realidade vai mudar e os moradores vão passar a pagar pelo serviço, o que deverá acontecer após a conclusão da rede de abastecimento.
A ANE disse que essa questão é de responsabilidade da Prefeitura de Santa Rita, que por sua vez ressaltou que a empresa tem direito pelo serviço em toda a cidade, o que inclui a localidade do distrito.