Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alfinetou o presidente Jair Bolsonaro (PL), durante um comício em Nova Iguaçu (RJ), na noite de ontem. Em tom firme e acima do visto nos últimos comícios, Lula criticou o perfil do público presente no 7 de Setembro em Copacabana, no Rio.

“Foi uma coisa muito engraçada, que o ato do Bolsonaro parecia uma reunião da Ku Klux Klan. Só faltou o capuz. Porque não tinha negro, não tinha pardo, não tinha pobre, não tinha trabalhador”, afirmou. A KKK (Ku Klux Klan) foi uma organização supremacista branca que cometeu atos de violência contra milhares de negros nos Estados Unidos nos séculos 19 e 20.

No discurso no Rio, Lula também criticou empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan e apoiador fiel de Bolsonaro.

Lula chamou Hang de “Louro José”, em alusão ao antigo assistente de palco de Ana Maria Braga. “O artista principal era o ‘Véio da Havan’, que aparecia como se fosse o Louro José, participando ativamente da campanha do Bolsonaro.”

Lula tratou o atual presidente como “Bozo” quando falou do voto contrário de Bolsonaro na questão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das Domésticas, em 2.013. “Bozo” é uma das maneiras como opositores costumam chamar o presidente.

Antes de apresentar o jingle da campanha, Janja, esposa de Lula, aproveitou para criticar a fala de Bolsonaro ontem em Brasília. “Eu pedi para acender as luzes dos celulares para ver se eu encontrava alguma princesa. Mas não, aqui só tem mulher de luta. E são elas que vão ganhar a eleição no primeiro turno para Luiz Inácio Lula da Silva”, disse.

Sem citar Janja diretamente, Bolsonaro afirmou que “podemos fazer várias comparações até entre as primeiras damas”, dando a entender que a esposa dele, Michelle, seria superior à de Lula por ser “uma mulher de Deus, família e ativa” na vida dele.

Exaltada pelo público presente aos gritos de “guerreira da pátria brasileira”, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) discursou logo antes de Lula e falou diretamente às mulheres. “Somos 53% do eleitorado, somos nós que estamos dando a vitória ao presidente Lula. Vamos apertar um pouquinho mais, trabalhar um pouquinho mais e vamos ganhar no primeiro turno”, disse.

Como de praxe nos comícios do ex-presidente Lula pelo país, o hino nacional foi interpretado por um artista local. Em Nova Iguaçu, Bruno Ribas cantou o hino acompanhado de um cavaquinho.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
14:45, 20/06/2025
temperature icon 27°C
nublado
52 %
1015 mb
26 Km/h
Wind Gust: 28 Km/h
Clouds: 87%
Visibility: 10 km
Sunrise: 05:36
Sunset: 17:18