Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (21) que decidiu adiar o anúncio da proposta do novo arcabouço fiscal para o mês de abril, após o retorno da viagem oficial que fará à China no fim desta semana.

Lula disse ser contra a “pressa” do sistema financeiro sobre essas novas regras – que, se aprovadas pelo Congresso, vão substituir o atual teto de gastos como nova baliza para as despesas públicas.

“Por que eu decidi [não validar a proposta]? Porque é preciso discutir um pouco mais. A gente não tem que ter a pressa que algumas pessoas do setor financeiro querem. Eu vou fazer o marco fiscal, eu quero mostrar ao mundo que tenho responsabilidade”, disse.

O presidente defendeu ainda que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteja no Brasil após o anúncio para debater o tema. Haddad também viajará à China.

“Eu falei para o Haddad: ‘olha, nós não temos que indicar o nosso modelo de marco fiscal agora. Nós vamos viajar para China, quando a gente voltar, Haddad, você reúne, sabe”, disse Lula.

“O Haddad não pode comunicar e sair. Haddad tem que anunciar e ficar aqui para debater, defender, dar entrevista, conversar. O que não dá é a gente avisar e ir embora”, continuou.
As declarações foram dadas em uma entrevista ao vivo para o portal “Brasil 247”, transmitida pela internet. No mesmo compromisso, Lula também falou que vai “continuar batendo” no Banco Central para reduzir taxa básica de juros da economia.

Com ClickPB

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
15:28, 15/12/2024
temperature icon 31°C
nublado
Humidity 41 %
Pressure 1010 mb
Wind 15 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 18 Km/h
Clouds Clouds: 69%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:05
Sunset Sunset: 17:37
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -