Após a repercussão da denúncia por parte dos lojistas da Rua Maciel Pinheiro a respeito da precariedade da iluminação pública no Centro de Campina Grande, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, iniciou na manhã desta quarta-feira (6) o conserto dos postes que estavam com as lâmpadas queimadas ou danificadas. Imagens gravadas na noite de ontem (5) mostram parte da via completamente escura.
Nas imagens é possível observar a via parcialmente escura e com lâmpadas apagadas em alguns postes. “O centro de Campina Grande, Maciel Pinheiro, às escuras. Escuro, poste mais a frente apagado. Tudo é escuro. E ai seu prefeito, autoridades?”, questiona um comerciante em vídeo encaminhado à nossa redação.
A falta de iluminação tem favorecido a ação de criminosos na região central de Campina Grande, que vem registrando diversos furtos, principalmente no período da madrugada.

Em nota, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG) disse que “há alguns meses a CDL tem buscado as autoridades competentes procurando por soluções para o problema, mas até a presente data nada foi feito. Enquanto isso, algumas ruas estão às escuras, o que favorece a ação de criminosos”, diz trecho da nota.
“A CDL defende que a revitalização do centro da cidade é essencial para o desenvolvimento do município. Por isso, pede que as autoridades competentes tomem providências imediatas para resolver essa questão para que o centro de Campina Grande não se torne uma área abandonada e perigosa”, finaliza nota da CDL de Campina Grande.
Já a Secretaria de Obras de Campina Grande, por meio da Coordenação de Iluminação Pública, esclareceu que “o sistema de iluminação já está sendo restabelecido, com previsão de normalização nesta quarta-feira (6)”.
Sobre a requalificação da iluminação do centro, a Secretaria de Obras informou que é “necessária a Autorização para Intervenção em Bens Imóveis Tombados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). Estamos à disposição para uma reunião conjunta com os órgãos envolvidos para solucionar o problema”, finaliza nota.
Vídeo mostra ruas sem iluminação.