Na semana passada, o governo anunciou a meta fiscal do ano que vem, de déficit zero. Ela é parte da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada para o Congresso Nacional. Com base nesse texto é elaborada, discutida e depois aprovada a Lei Orçamentária Anual (LOA).
A meta pode ser de déficit ou superávit. O superávit primário é quando o governo vai arrecadar mais do que gastar, sem considerar o pagamento de juros. Já o déficit primário é quando os gastos serão superiores às receitas, também sem contar os juros.
O anúncio desse número pode mudar a percepção quanto à sustentabilidade da dívida pública e as perspectivas de outros fatores econômicos, como a inflação.
Economia em 60 segundos
O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo Soundcloud, Spotify e Deezer.
Com FIEPB