Na semana passada, o governo anunciou a meta fiscal do ano que vem, de déficit zero. Ela é parte da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada para o Congresso Nacional. Com base nesse texto é elaborada, discutida e depois aprovada a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A meta pode ser de déficit ou superávit. O superávit primário é quando o governo vai arrecadar mais do que gastar, sem considerar o pagamento de juros. Já o déficit primário é quando os gastos serão superiores às receitas, também sem contar os juros.

O anúncio desse número pode mudar a percepção quanto à sustentabilidade da dívida pública e as perspectivas de outros fatores econômicos, como a inflação. 

Economia em 60 segundos

O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo Soundcloud, Spotify e Deezer.

Com FIEPB

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
Imagem do anúncio
loader-image
Paraíba, BR
22:04, 23/05/2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 93 %
Pressure 1017 mb
Wind 16 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 40 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:30
Sunset Sunset: 17:15
- Anúncio -