As inscrições do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Governo Federal, estarão abertas até a próxima terça-feira (30), no município de Campina Grande. O programa é destinado para pessoas que querem melhoras suas habilidades de leitura e escrita. As aulas iniciam no próximo mês de maio, nas escolas das zonas urbana e rural.
As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais e ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba
As aulas vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural. “Vale destacar que este programa não é a educação de jovens e adultos, a EJA, que já temos no município. As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.
“Criado em 2003 e com seu último ciclo em 2016, o PBA tem como objetivo principal promover a superação do analfabetismo, especialmente entre pessoas com 15 anos ou mais, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento social e econômico do nosso país. O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.
A Secretaria também divulgará em breve um edital de chamada pública para a seleção de professores alfabetizadores, que serão bolsistas do programa, conforme orientações e diretrizes do MEC.
Paraíba possui 3ª maior taxa de analfabetismo do país
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, a Paraíba é o Estado que possui a terceira maior taxa de analfabetismo do país, com 13,6% da população. Ficando atrás apenas dos Estados do Piauí (14,8%) e Alagoas (14,4%).
Por isso, a Secretaria de Educação do município de Campina Grande está empenhada em garantir a execução de mais essa edição do Programa Brasil Alfabetizado.