Um total de 12 pessoas foram presas na Paraíbaforam presas pelo furto de energia elétrica em 2024. A constatação é de um levantamento realizado pela Polícia Civil em parceria com a Energisa. Segundo a companhia, responsável pela distribuição de energia elétrica, o montante geral de energia desviada no estado é de 1.560.000 kWh. Este número é suficiente para abastecer quase mil residências durante um ano. Os desvios, segundo o levantamento, aconteceram medante ligações clandestinas e adulteração em medidores – o que onerou o bolso de clientes que pagam a conta em dia.

Ainda neste ano, foram realizadas mais de 40 mil inspeções – onde foram encontradas aproximadamente 7 mil irregularidades por meio de análises de histórico de consumo e denúncias. “A notificação e regularização de fraudes e furtos de energia é fundamental para a qualidade no fornecimento de energia elétrica para todos os clientes“, informa a companhia.

O que acontece quando uma fraude é descoberta?

Ainda segundo a Energida, quando uma fraude é identificada, além da regularização e abertura do Boletim de Ocorrência, é feita uma cobrança dos valores retroativos referentes ao período da irregularidade. Os procedimentos para efetuar esta cobrança estão previstos na Resolução 1000 da Aneel. O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos as pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.

Como denunciar?

A companhia informa que fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196 ou pelo whats app e ainda pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.

Com Portal T5

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
14:44, 28/05/2024
temperature icon 29°C
nublado
Humidity 53 %
Pressure 1013 mb
Wind 23 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 23 Km/h
Clouds Clouds: 89%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:31
Sunset Sunset: 17:15
- Anúncio -