A adolescente de 12 anos que estava internada com suspeita de meningite morreu na noite da sexta-feira (10). A vítima era natural da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, e estava internada no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
De acordo com a Vigilância em Saúde, para confirmar a causa da morte foi feita a coleta do exame que será analisado pelo Lacen-PB. A adolescente chegou à unidade em Campina Grande transferida do Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, onde estava internada desde o último dia 03 de maio.
Ela chegou ao hospital intubada, com hemodinâmica estável e sem desidratação. Porém, o exame físico realizado na admissão da unidade indicou um quadro neurológico crítico. A gravidade do quadro foi informada à família.
O primeiro atendimento hospitalar da adolescente havia sido registrado no Hospital Regional de Sousa, onde a paciente já apresentava um conjunto de sintomas que sugeriam meningite incluindo febre, cefaléia intensa, dor na nuca e náuseas. No hospital de origem, a paciente evoluiu para um estado de consciência diminuído. Na ocasião, foi realizada a coleta de líquor e iniciada a antibioticoterapia, para combater o quadro infeccioso.
Apesar da suspeita clínica, a paciente continuou recebendo todos os cuidados intensivos necessários, incluindo medicações, suporte ventilatório e fisioterapia, porém o quadro neurológico seguiu avançado, compatível com estado irreversível. A adolescente foi transferida para Campina Grande, onde foi aberto protocolo de morte encefálica, que confirmou o quadro irreversível, e foi constatado o óbito.