A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) reforçou um importante alerta à população paraibana sobre os riscos do uso de álcool, principalmente líquido, com concentração de 70% nesse período junino. 

O diretor-geral da Agevisa-PB, Geraldo Moreira, destacou os riscos do uso do produto para acender fogueiras durante esse período. “O produto é altamente inflamável e pode causar graves queimaduras e intoxicações, especialmente em crianças. Utilizar álcool como combustível para fogueiras e preparação de alimentos coloca em risco a saúde e a vida das pessoas”, alertou.

No dia 10 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nova Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) que autoriza, de forma temporária, a venda e doação de álcool etílico líquido 70% apenas no Rio Grande do Sul. Essa medida foi adotada para enfrentar a situação de calamidade pública decorrente das enchentes. 

Nos outros estados, o álcool líquido para venda livre só é permitido em concentrações menores que 54 graus. Para concentrações superiores, apenas o álcool em gel ou em lenços umedecidos é permitido. A venda de álcool líquido 70% é limitada a serviços de saúde e algumas empresas específicas, que devem seguir regulamentações rigorosas, incluindo registro sanitário junto à Anvisa e a indicação clara de que o produto é para uso institucional.

A Agevisa-PB recomenda à população que utilize métodos seguros para acender fogueiras e preparar alimentos durante as festas juninas, visando evitar acidentes e garantir um São João seguro para todos.

Com Portal T5

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
12:01, 16/06/2024
temperature icon 28°C
nublado
Humidity 41 %
Pressure 1015 mb
Wind 29 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 33 Km/h
Clouds Clouds: 55%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:35
Sunset Sunset: 17:17
- Anúncio -