Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM). FOTO: REPRODUÇÃO.

Uma criança de cinco anos foi abandonada pela própria mãe no Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), depois de dar entrada com um quadro grave de meningite por tuberculose e com tuberculose pulmonar, há cerca de 104 dias. As informações foram confirmadas pela própria unidade de saúde, que fica localizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

O hospital disse, por meio de nota, que a mãe estava com a criança no momento em que ela deu entrada na unidade, mas não informou, até a última atualização desta matéria, em que momento houve o abandono da menor de idade. Segundo a unidade, a criança está em situação de vulnerabilidade social.

Ainda sobre o abandono da criança pela mãe, o diretor do hospital, Ariano Brilhante, disse que a mãe se ausentou em momentos críticos do tratamento da filha, como quando a criança foi transferida para enfermaria e era necessária a presença dela.

Quanto a saúde da criança, o quadro grave em relação a doença foi revertido durante o tratamento, com a paciente tendo inclusive se reabilitado de uma sequela neurológica. A criança está em condições de receber alta médica, segundo o diretor da unidade, mas isso ainda não vai ser feito até que seja encontrado um lugar para a menor de idade ficar.

O diretor Ariano Brilhante também informou que uma equipe do Conselho Tutelar esteve presente no hospital nesta quinta-feira (30). 

Como forma de oferecer um atendimento maior para a criança, o Hospital Arlinda Marques ampliou a escala de enfermeiros para cuidar dela e informou que vem suprindo às necessidades da criança durante a internação, já que outros responsáveis ou parentes próximos não se apresentaram.

Além disso, a unidade especializada em tratamento infantil informou que mantém contato Conselho Tutelar de Caaporã, local de origem da criança, e com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da promotoria do município de Caaporã. Na próxima terça-feira (4), o hospital tem uma audiência marcada com os dois órgãos.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) informou que só poderia se posicionar sobre o caso somente na segunda-feira (3).

Com o G1/PB.

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
16:42, 12/06/2024
temperature icon 27°C
nublado
Humidity 53 %
Pressure 1014 mb
Wind 30 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 35 Km/h
Clouds Clouds: 100%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:34
Sunset Sunset: 17:17
- Anúncio -