O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove a Semana de Vacinação contra Poliomielite nas Escolas do Ensino Infantil e Creches, em todo estado. A ação ocorre de 10 a 14 de junho. O objetivo é fortalecer a campanha de poliomielite – que começou no último dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho – e tem o dia 8 de junho como o “Dia D” de divulgação e mobilização. A meta é vacinar, em todo País, no mínimo, 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. Na Paraíba, são 216.989 crianças, no total, a serem vacinadas.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, informou que a ação nas escolas ocorre porque a Campanha Nacional tem apenas três semanas. “É um espaço de tempo muito curto para atingirmos a meta e, por isso, a SES vai promover essa atividade nas escolas junto aos municípios, grandes aliados nesta luta, já que as equipes de Saúde da Família são essenciais para o sucesso do processo, pois, estabelecem vínculos com a população, comprometendo-se com os usuários e a comunidade. Diante disso, haverá a busca ativa das cadernetas de vacinação, uma prática importante para garantir a imunização adequada das crianças e prevenir doenças. Além disso, a articulação com escolas e creches vai permitir uma atuação mais abrangente e eficaz na promoção da saúde infantil”, observou.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta campanha serão utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP), para a vacinação das crianças menores de 5 anos de idade. A realização da campanha, neste momento, é importante uma vez que o País está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP), que ocorrerá no segundo semestre de 2024.

Segundo a chefe do Núcleo de Imunização, da SES, Márcia Mayara, o estado já distribuiu 300.060 doses de VOP e 55.140 doses de VIP, para todos os municípios paraibanos. Ela lembra que a ação nas escolas reforça outras estratégias que já vêm ocorrendo. “Para a operacionalização da campanha deste ano, além da distribuição das doses, a SES realizou alinhamento técnico com os profissionais de saúde dos municípios envolvidos com a campanha da vacinação contra a pólio, em todo estado”, informou.

Na campanha de pólio, mais recente, em 2022, a Paraíba foi reconhecida, nacionalmente, como o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal contra a poliomielite, doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
13:43, 16/06/2024
temperature icon 29°C
nuvens dispersas
Humidity 42 %
Pressure 1014 mb
Wind 28 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 31 Km/h
Clouds Clouds: 46%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:35
Sunset Sunset: 17:17
- Anúncio -