cantor, acordeonista e compositor Kiel do Acordeon. foto: gabriel cirne.

Nesta sexta-feira (14), o cantor, acordeonista e compositor Kiel do Acordeon foi o convidado do 13ª episódio do projeto #FORRÓCAST. O programa conta com uma rotatividade de apresentadores e nesse foi comandado por Felipe Bezerra e Tomás Magno. As exibições dos episódios ocorrem AO VIVO de quarta à domingo durante O Maior São João do Mundo em todas as plataformas digitais do Blog do Márcio Rangel, a partir das 18 horas.

Pernambucano de nascença, mas paraibano de criação, Kiel viveu boa parte da infância e juventude no Cariri do estado, mais precisamente na cidade de Camalaú. O cantor vê essa divisão entre Pernambuco e Paraíba apenas como uma questão geográfica, já que o elo cultural entre as regiões é muito pulsante, sendo um dos maiores celeiros poéticos do Brasil, abarcando tanto os artistas da velha como da nova guarda do forró. Tendo como uma das referências o cantor Flávio José, ele falou sobre uma história que viveu com o artista.

“Eu participava de uma banda chamada Gente Boa e a gente ia abrir um show para Flávio José, ele gosta muito de carros antigos e antes desse show a gente ia tocar na zona rural de Monteiro. Ele disse que fazia questão de nos deixar e quando chegou na frente do clube tinha dois senhores vendendo bala, aí quando a banda chegou um deles falou que a banda que ia tocar era muito boa porque o motorista era Flávio José”., afirma Kiel.

Felipe Bezerra, Tomás Magno e Kiel do Acordeon. foto: gabriel cirne.

Na alcunha artística, Kiel carrega o acordeon no nome. Durante o bate-papo, ele destacou a complexidade do instrumento e como iniciou na música. “O acordeon é um dos instrumentos mais complexos do mundo, ele não é um instrumento nosso, mas foi interiorizado e tem muito a cara do nordestino. Muito jovem, no sítio dos meus avôs paternos, eu comecei pelo triângulo, assim como todo sanfoneiro, e sempre tive a figura do meu pai como grande sanfoneiro. Quando vim morar em Campina Grande, em 1991, em tive o prazer e a honra de participar da Orquestra Sanfônica da Paraíba, e o meu primeiro contato com a sanfona foi quando meu pai me doou uma. Então, eu e meu irmão João formamos a primeira banda de forró universitária aqui da Paraíba que era a Chiado de Chinela”, contou o cantor.

O projeto, traz durante o período junino, mais inovação e tecnologia, utilizando drones e equipamentos móveis. O portal de notícias Blog do Márcio Rangel, se destaca por ser o único veículo de Campina Grande a cobrir de forma completa o Maior São João do Mundo. Para acompanhar todos os espisódios completo acesse o canal oficial do Youtube do Blog do Márcio Rangel.

Texto: Gabriel Cirne.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
21:15, 19/07/2024
temperature icon 19°C
nuvens dispersas
Humidity 82 %
Pressure 1020 mb
Wind 19 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 40 Km/h
Clouds Clouds: 36%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:24
- Anúncio -
- Anúncio -