O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (27) a lei que estabelece a cobrança do imposto de importação para compras internacionais de até 50 dólares. A medida entrará em vigor a partir do dia 1° de agosto deste ano. Anteriormente, essas compras estavam sujeitas apenas ao ICMS, imposto estadual.

A decisão foi formalizada durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social nesta manhã. A introdução do imposto foi resultado de negociações entre o Congresso Nacional, que buscava evitar aumento da carga tributária, e a equipe econômica do governo, focada em aumentar a arrecadação.

Apesar do acordo alcançado, nas semanas anteriores, Lula havia manifestado críticas à medida. Na quarta-feira (26), um dia antes da sanção, o presidente classificou a cobrança como “irracional”.

“Nós temos um setor da sociedade brasileira que pode viajar uma vez por mês pro exterior, e pode comprar até 2 mil dólares sem pagar imposto. Pode chegar no free shop e comprar mil, e pode comprar mil no país, e não paga imposto. E é maravilhoso, fiz isso pra ajudar a classe média, a classe média alta”, afirmou Lula em entrevista ao Uol.

Com Portal T5

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
21:08, 19/07/2024
temperature icon 19°C
nuvens dispersas
Humidity 82 %
Pressure 1020 mb
Wind 19 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 40 Km/h
Clouds Clouds: 36%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:24
- Anúncio -
- Anúncio -