Os clientes com dívidas no cartão de crédito poderão a partir dessa segunda-feira (1°) realizar a portabilidade do saldo rotativo para outras instituições financeiras. A possibilidade, determinada pelo Conselho Monetário Nacional em dezembro do ano passado, visa ajudar o devedor a conseguir melhores juros e formas de pagamento.

Vai funcionar assim:

Os interessados podem procurar uma instituição financeira que ofereça juros menores ou melhores condições de pagamento e pedir uma proposta. Com isso em mãos, o consumidor pode ir atrás do banco onde está devendo e ver se recebe uma contraproposta para quitar a pendência. Se o cliente decidir transferir esse saldo devedor para outra instituição, a operação vai ser de graça.

Os juros do crédito rotativo, em abril deste ano, somaram 423,5% ao ano. O presidente da Associação Nacional de Assistência aos Superendividados (Anas), Sérgio Gradovski, destaca os perfis que lideram o ranking de superendividamento.

“O funcionário público, aposentado ou pensionista não precisa fazer a análise de crédito. Eles têm o salário garantido. Então muitos deles acabam emprestando para filho, para irmão, para compadre”, diz ele.

Segundo a associação, nove em cada 10 brasileiros estão superendividados. Se você está nesse grupo, o educador financeiro Francisco Rodrigues explica os primeiros passos para se livrar dos juros abusivos.

“Antes de ir para o banco negociar, de procurar as instituições credoras, eu vou o que: fazer um levantamento, uma faxina financeira do que eu devo, fazer um levantamento de cartões, de tudo que eu devo de consignado, empréstimo pessoal, se eu devo terceiros ou não, e aí vou fazer um planejamento de médio e longo prazo”, afirma.

Com Portal T5

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
16:07, 13/07/2024
temperature icon 26°C
nublado
Humidity 44 %
Pressure 1016 mb
Wind 27 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 34 Km/h
Clouds Clouds: 99%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:23
- Anúncio -
- Anúncio -