Banco Central (BC) e Conselho Monetário Nacional (CMN) instituíram nesta quinta-feira (4) novas regras do Open Finance (modalidade que compartilha informações de uma conta bancária a outra) que viabilizarão o Pix por aproximação. Novidade deve ser lançada em fevereiro do próximo ano.

O caminho será a simplificação da forma de se fazer pagamentos. Isto é: um processo onde os chamados pagamento instantâneo possam ser adicionado às carteiras digitais, como ocorre com cartões de crédito atualmente. Com a mudança, o usuário poderá pagar contas no débito sem a necessidade de entrar no aplicativo do banco.

“As novas regras ampliam o escopo de instituições que participam do ecossistema do Open Finance […] com isso, a base de potenciais clientes beneficiados vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional”, explica o BC em nota.

No geral, as novas visam a:

+ simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com Pix, inclusive a para a realização de pagamentos por aproximação;

+ ampliar o escopo de instituições que serão obrigadas a participar do ecossistema;

+ estabelecer a estrutura definitiva de governança do Open Finance.

O cronograma previsto de implementação aponta para a publicação de normas mais detalhadas no fim de julho e a realização de testes em meados de novembro.

Conselho Monetário Nacional: colegiado formado pelos ministros da Fazenda (Fernando Haddad) e do Planejamento e Orçamento (Simone Tebet) com o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto — interinamente, Gabriel Galípolo.

Pagamentos por celular

Na terça (2), a autarquia brasileira divulgou um levantamento que constata o aumento expressivo da popularidade dos pagamentos por NFC (comunicação por campo de proximidade, em tradução livre). De acordo com o BC, o percentual de operações com cartões de crédito feitas por aproximação cresceu de maneira significativa na comparação com outras (tarja, chip e não presencial): de 23,1% para 31,1%, nos últimos trimestres de 2022 e 2023. Nas operações com a função débito, as transações por aproximação também cresceram de forma equivalente: de 24,4% para 35,2%, quando observado o mesmo período.

Já o Pix, foi o segundo maior meio para os pagamentos em 2023 no país, com 39% do total deles, atrás apenas das transações com cartões (crédito, débito e pré-pago), cuja participação foi de 41%.

Com Portal T5

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
15:54, 13/07/2024
temperature icon 26°C
nublado
Humidity 44 %
Pressure 1016 mb
Wind 27 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 34 Km/h
Clouds Clouds: 99%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:23
- Anúncio -
- Anúncio -