Neste período de férias escolares, muitas crianças aproveitam o tempo livre para empinar pipas, uma atividade divertida e tradicional. No entanto, essa brincadeira pode resultar em graves consequências, caso seja realizada em locais inadequados.

De acordo com um levantamento da Energisa Paraíba, no primeiro semestre de 2024 já foram registradas 42 ocorrências de pipas enroscadas na rede elétrica, impactando o fornecimento de energia para cerca de 30 mil clientes. No mesmo período de 2023, foram registrados 45 casos, o que representa uma redução de 6%. Embora tenha havido uma redução este ano, o número de acidentes ainda é alarmante.

Em 2023, foram registradas 131 ocorrências em todo o ano, afetando mais de 90 mil clientes. Os municípios mais afetados incluem João Pessoa, que lidera o ranking, seguida de Campina Grande e Bayeux.

Medidas de Prevenção e Segurança

Lenildson Santos, coordenador de saúde e segurança da Energisa Paraíba, enfatiza a importância de empinar pipas em locais seguros: “Os pais ou responsáveis devem direcionar a brincadeira para parques e campos abertos, longe da rede de energia elétrica, eliminando o risco de choque elétrico e interrupção do fornecimento de energia”, alerta Santos.

Santos reforça que as pessoas nunca devem tentar remover pipas presas na fiação elétrica. Em caso de interrupção de energia ou cabos partidos, a recomendação é acionar a Energisa imediatamente pelo telefone 0800 083 0196. Apenas profissionais autorizados, equipados com os itens de segurança necessários, podem realizar a manutenção na rede elétrica.

Dicas de Segurança

  • Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa da rede elétrica. Você pode levar um choque elétrico. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;
  • Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;
  • Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;
  • Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
  • Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento.

Com Portal T5

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
16:10, 21/07/2024
temperature icon 26°C
nuvens dispersas
Humidity 50 %
Pressure 1015 mb
Wind 31 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 31 Km/h
Clouds Clouds: 48%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:24
- Anúncio -
- Anúncio -