velório acontece nesta terça-feira (9) no Teatro Municipal Severino Cabral. O momento é aberto ao público.

O velório do cantor e compositor Biliu de Campina acontece nesta terça-feira (9) no Teatro Municipal Severino Cabral, no Centro de Campina Grande. O momento é aberto ao público. Severino Xavier de Souza, de 75 anos, mais conhecido como Biliu de Campina, morreu na tarde desta segunda-feira (8) no Hospital de Trauma de Campina Grande. 

O sepultamento do artista está previsto para às 16h no cemitério do Monte Santo. O local do sepultamento será em frente ao jazigo do cantor e compositor, também de Campina Grande, Genival Lacerda. 

A informação da morte de Biliu foi confirmada inicialmente pela produção do artista. Segundo a produção, a morte do artista foi provocada por uma parada cardiorrespiratória. Por volta das 16h30 desta segunda (8), o Hospital de Trauma de Campina Grande confirmou a informação em uma nota. Biliu estava internado na unidade desde o dia 24 de junho após sofrer uma queda da própria altura em casa. 

Severino Xavier de Souza, de 75 anos, mais conhecido como Biliu de Campina.

“O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande informa, com profundo pesar, o falecimento do cantor e compositor, Severino Xavier de Souza, “Biliu de Campina”, de 75 anos, na tarde desta segunda-feira, às 14h55”.

Biliu de Campina nasceu em 1º de março de 1949. Ele é natural de Campina Grande e é formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No entanto, ganhou repercussão nacional através da música, tendo iniciado sua carreira artística por volta de 1978.

Através do seu ”forró tradicional”, o cantor se projetou como um dos mais importantes artistas do gênero da Paraíba, tendo recebido influências do ritmo de Jackson do Pandeiro.

Despedida a Biliu de Campina

“É uma saudade e uma dor que existe. É uma dor que eu compartilho com todo mundo, porque, se hoje eu perco um pai, Campina Grande perde um filho. Meu pai é filho dessa cidade. Nunca abandonou Campina e sempre honrou o nome de Campina onde ele fosse… enquanto Campina existir, papai existirá”, disse Eduardo em entrevista à imprensa. 

veja fala do filho de biliu de campina.

“Biliu foi uma das escolas mais importantes da minha formação profissional. Acho que qualquer músico que conviveu ou trabalhou com Biliu definiria ele em uma palavra: professor. Ele era um professor que ensinava sem ensinar”,  disse Ronalisson Santos, mais conhecido como Roninho do Acordeon. Roninho começou a tocar com Biliu aos 14 anos de idade e leva do artista o legado de profissionalismo. 

Trajeto do cortejo

“Definimos o roteiro e alguns pontos de parada do cortejo para homenagear o saudoso e eterno Biliu de Campina. Então, o cortejo sairá do Teatro Municipal, às 16h, iremos seguir pela Floriano Peixoto, adentrando nas ruas Irineu Joffily e Miguel Couto. Lá no Açude Velho será feita uma conversão à direita para pegar a Sebastião Donato, onde na Pirâmide do Parque do Povo, onde será feito uma homenagem a Biliu”, explicou Daniel Araújo, Coordenador de Trânsito. 

Da Pirâmide, o cortejo segue na rua Treze de Maio, onde ocorre a segunda parada no segundo quarteirão, onde o artista residia. A terceira parada acontece no Centro da cidade, na Praça da Bandeira, e ,em seguida, no Calçadão da Cardoso Vieira, local que Biliu costumava frequentar.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
21:52, 19/07/2024
temperature icon 19°C
nublado
Humidity 89 %
Pressure 1020 mb
Wind 14 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 37 Km/h
Clouds Clouds: 77%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:24
- Anúncio -
- Anúncio -