O candidato a prefeito de Campina Grande, Inácio Falcão (PCdoB), esteve na manhã desta terça-feira (17) nos estúdios da TV Borborema para participar de uma sabatina no programa “Hora do Povo”, apresentado por Kalilka Vóila.
Em quarenta minutos de conversa, Inácio falou sobre a necessidade de oferecer uma gestão que leve dignidade à população ao elencar suas principais propostas para os seguintes temas: infraestrutura, educação, esporte e lazer, meio ambiente e desenvolvimento humano.
Infraestrutura
No primeiro tema sorteado, Inácio ressaltou a necessidade de revitalizar os canais da cidade e de fazer esgotamento sanitário. “Nós temos diversos canais espalhados por Campina e 100% deles são inconclusos. Nós precisamos cuidar desses canais. Mas além disso, estive percorrendo as ruas da cidade e ainda existem muitos lugares sem esgotamento sanitário. Isso é questão de saúde pública, isso é falta de cuidado. No centro pode haver uma certa maquiagem, mas é uma maquiagem mal feita”, afirmou Inácio.
Educação
Em relação ao tema, primeiramente Inácio falou sobre a falta de fardamento para os estudantes da rede municipal de ensino. “Tenho recebido diversas reclamações de mães e famílias principalmente nesta questão. Não cabe na cabeça de um cidadão de Campina a ideia de colocar o seu filho em uma escola pública municipal onde ele recebe o fardamento no segundo semestre letivo. E o mais grave: o material didático também. Na nossa gestão o material didático e o fardamento serão entregues no ato da matrícula”, declarou.
Já em relação às creches, o candidato afirmou que reformá-las e ampliar o número de vagas será a sua prioridade. “Nós precisamos cuidar das crianças. Vamos criar um aplicativo para que todas as mães que estão trabalhando no momento em que seus filhos estão na creche possam acompanhá-los em tempo real”, afirmou.
Outro tema abordado ainda por Inácio na área da educação foi sobre a qualidade da merenda escolar. “Vamos descentralizar as merendas. Cada gestor da escola comprará sua merenda no seu bairro. Isso gera emprego e renda, recurso para o bairro. Nós vamos criar também um conselho escolar para fiscalizar a compra dessas merendas”, finalizou.
Esporte e Lazer
Neste terceiro tema sorteado, Inácio Falcão falou sobre a necessidade de investir em campos de futebol amador na cidade. “As últimas gestões esqueceram dos nossos campos de futebol e pelada. Nós temos um centro de esporte na região d’O Meninão, ali dá pra criar um polo poliesportivo, com diversas modalidades”, ressaltou.
Meio Ambiente
No quarto tema, Inácio focou na necessidade de reflorestar diversas áreas da cidade. “Na Avenida Floriano Peixoto são poucas árvores, ao longo do tempo as árvores foram desmatadas e não houve um reflorestamento”, afirmou.
Desenvolvimento Humano
No último tema sorteado, Inácio alertou para a criação de políticas públicas que retirem pessoas vulneráveis das ruas de Campina Grande. “Precisamos capacitar essas pessoas que vivem nas praças. Precisamos criar um espaço digno para essas pessoas terem dignidade. Capacitá-las para que elas consigam um emprego. O presidente Lula faz isso, nós faremos também”, afirmou.
Ainda, o candidato falou sobre a urgência para criação de mais restaurantes populares na cidade. “Temos apenas dois e um deles foi aberto por questão meramente política. Em cima da campanha, a Prefeitura abriu um. Isso não é uma gestão que cuida da população. Nós também vamos abrir cozinhas comunitárias”, finalizou Inácio.