O avião presidencial do governo brasileiro apresentou um problema técnico nesta terça-feira (1º) após a decolagem na Cidade do México e vai retornar para a cidade. A aeronave VC-1 ainda estava voando no momento da publicação desta reportagem.
Segundo uma fonte do governo brasileiro ao G1, o problema técnico já foi resolvido, mas os pilotos precisam aguardar o consumo de combustível para que a aeronave retorne ao aeroporto da decolagem. Segundo, nota da FAB, deve haver a troca da aeronave antes do retorno à Brasília.
Lula (PT) estava na Cidade do México para a posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum. Na semana passada, ele estava nos Estados Unidos onde participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
O presidente e a equipe seguem se comunicando com o Palácio do Planalto por meio de mensagens e estão tranquilos. Ao blog, um integrante da comitiva de Lula afirmou que houve uma pane, mas que já está “tudo sob controle” e que estão aguardando para pousar novamente.
No Brasil, um integrante do alto escalão do governo disse ao blog que uma das hipóteses do problema técnico, e que precisa ser confirmada, é a de que um pássaro teria colidido com a turbina do avião presidencial. Por isso, houve a necessidade do retorno da aeronave à Cidade do México e a possível troca da aeronave antes do retorno a Brasília.
A Força Aérea Brasileira divulgou um comunicado, confirmando o problema técnico na aeronave. Veja a íntegra:
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem.”
Com G1