Nesta terça-feira (08), é celebrado o Dia do Nordestino. A data homenageia a diversidade cultural e folclórica típica da região que engloba os estados da Paraíba, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí. A data foi criada no centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré e foi oficializada com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestinos fora do nordeste.
Conhecidos como um povo aguerrido, a população nordestina é historicamente marcada pela resistência. O protagonismo dos nordestinos na música, arte, literatura, arquitetura, culinária entre outros setores revela a força diante das adversidades.
Por fim, não dá para falar de nordeste sem destacar a riqueza da gastronomia e da relação desse povo com a Orla Rio. Há mais de 62 anos, João Barreto, nordestino e fundador da Orla Rio, iniciou seus negócios na orla carioca e construiu um verdadeiro legado nas praias cariocas.
No quesito gastronomia, alguns quitutes conhecidos são encontrados Brasil afora como moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel, sururu, carne de sol, macaxeira, cuscuz, canjica, pamonha e bolo de rolo.
Fonte: Portal Orla Rio