Novembro é considerado o mês de conscientização sobre a prematuridade e no dia 17 comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. A data tem o objetivo de alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, família, sociedade e também para a equipe de saúde. O repórter Gabriel Cirne conversou com Simone Silva, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital CLIPSI em Campina Grande/PB.
O roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Além disso, a cor também significa transmutação e mudança.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado bebê prematuro aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação. Subdivide-se a classificação em prematuros extremos, os que vieram ao mundo antes das 28 semanas e correm mais risco de vida, e entre os que nascem algum tempo depois, mesmo também apresentando um estado de saúde muito frágil.
Últimas Noticias
Coordenadora de UTI da CLIPSI fala sobre mês de conscientização sobre a prematuridade
Por
Daniel Vidal