A bancada do Partido Social Democrático (PSD), legenda comandada por Gilberto Kassab e uma das maiores vencedoras das eleições municipais deste ano, decidiu mudar de rumo e apoiar a candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara.
O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (13), com a retirada da candidatura do deputado Antonio Brito (PSD-BA) da disputa pelo comando da Casa.
Motta é o grande favorito na eleição da Mesa Diretora da Câmara, que acontece em fevereiro de 2025. Ele é o candidato apoiado pelo atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
“A bancada decidiu, com proposta minha de retirar a candidatura a presidente da Câmara, para que nós possamos dar sequência ao processo que já ocorre com as demais lideranças da Casa e apoiar a candidatura de Hugo Motta à presidência. Essa é a decisão da bancada do PSD, foi uma posição majoritária da bancada”, afirmou o próprio Brito, em entrevista coletiva.
As declarações do até então candidato à sucessão de Lira na Câmara foram dadas ao lado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O partido tem uma bancada de 44 deputados.
Até o momento, Hugo Motta já recebeu o apoio de 16 partidos: Republicanos, PP, PL, PT, PCdoB, PV, PRD, Rede, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, MDB, Podemos e, agora, PSD.
Somadas, as legendas contam com 429 parlamentares, o que indica uma vitória tranquila de Motta na eleição. Para ser eleito presidente da Câmara, o deputado precisará de 257 votos.
Com InfoMoney