A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (14) a Operação Piracuera, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes no seguro-defeso de pescadores em Bom Sucesso, no Sertão da Paraíba. Os investigados estariam cadastrando pessoas como pescadores, mesmo sem exercerem a atividade, para que recebessem o benefício de forma ilegal.
De acordo com o INSS, houve um aumento de mais de 1.500% no número de cadastros de pescadores no município em 2023, todos vinculados a uma única colônia de pescadores.
Os suspeitos cobravam taxas de até R$ 700 para realizar o cadastro falso, e alguns dos envolvidos chegaram a receber mais de R$ 8 mil em benefícios. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um em Bom Sucesso e outro em João Pessoa. Também foi determinada a quebra de sigilo bancário dos suspeitos.
Os investigados podem ser denunciados por estelionato majorado e associação criminosa, com penas de até 8 anos de prisão. O nome da operação, “Piracuera”, significa “rio sem peixe” na língua Tupi-Guarani, em referência à fraude no setor pesqueiro.