A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação Arcano X, com o objetivo de investigar um esquema de falsificação e distribuição de cédulas falsas em Barra de Santana, município localizado no interior da Paraíba. A ação foi deflagrada após a interceptação de uma encomenda contendo 20 cédulas falsas de R$ 50,00, que tinham como destino um endereço na zona rural da cidade.
As investigações começaram após a apreensão da encomenda, que havia sido enviada de Brasília/DF. Com base em informações coletadas, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela 16ª Vara Federal de João Pessoa. A ordem judicial também incluiu a quebra do sigilo telemático do principal investigado, com a finalidade de aprofundar as apurações sobre a rede de distribuição das cédulas falsificadas.
Se confirmada a autoria e a materialidade do crime, o investigado poderá responder por falsificação e posse de moeda falsa, conforme o artigo 289, §1º, do Código Penal, com pena que pode chegar a 12 anos de reclusão. A Polícia Federal continuará as diligências para esclarecer a extensão do esquema e a possível participação de outras pessoas.












