Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo documento, que traz melhorias na segurança e eficiência, já pode ser emitido em todos os estados do país. A troca é obrigatória até 2032, sendo a primeira via gratuita.
A CIN traz avanços no combate a fraudes e na qualificação do acesso aos mais de 4,5 mil serviços digitais oferecidos no portal Gov.br. Com a nova identidade, o cidadão tem acesso mais seguro a serviços públicos, como contas Ouro, e a dados pessoais atualizados, facilitando a vida digital do usuário.
Além da emissão da nova identidade, o Ministério planeja criar uma Infraestrutura Pública Digital (IPD), que integrará os dados da CIN com a autenticação digital do Gov.br. A IPD será composta por sistemas seguros para garantir o acesso a serviços públicos e privados de forma mais eficiente e automatizada.
O governo também espera que, no futuro, os benefícios sociais sejam concedidos automaticamente para cidadãos bem identificados. Segundo Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, a integração permitirá que os cidadãos não precisem mais comprovar seu direito a benefícios.
Com Portal T5