
A partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro, entra em vigor resolução do Banco Central que permite o pagamento de boletos com Pix. Conforme a medida, anunciada em dezembro passado, o pagamento poderá ser feito por meio de um QR Code específico no próprio boleto. A modalidade ganhou o apelido de “bolepix”.
Segundo o BC divulgou em dezembro, com essa mudança “incorpora-se na experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos, a agilidade, conveniência e grande aceitação do Pix”.
O BC também informou na ocasião que a regulamentação será aprofundada a partir deste ano com o estabelecimento de responsabilidade para todos os participantes. De acordo com aa autoridade monetária, as instituições já vinham ofertando a possibilidade de pagar com o uso de QR Code de forma experimental.
A resolução também cria uma nova modalidade de boleto de cobrança, o boleto dinâmico. A novidade permite alterar a instituição destinatária e o beneficiário, que passa a ser o titular de direitos. Segundo o BC, a nova modalidade dá mais segurança para pagamento de dívidas em cobrança representadas por alguns tipos de títulos, como a duplicata escritural.